Meridians

Especialidades

ACUPUNTURA CLÁSSICA (SISTÊMICA)

A Acupuntura consiste em restabelecer a saúde física, mental e emocional pela inserção de agulhas ou outras formas de estímulo em pontos específicos localizados em canais denominados "Meridianos", em todo corpo, permitindo a tonificação ou a dispersão da energia que circula ao longo desses canais. As agulhas de acupuntura são cerca de 10 vezes menores que as agulhas das vacinas. As reações e sensações físicas referidas durante o tratamento para esta técnica variam bastante. Alguns descrevem sensação de leveza e bem estar, outros de tranquilidade e sonolência; leve peso local; sensação discreta de choque; coceira em algumas regiões do corpo; alívio torácico e mental. Todas estas sensações são transitórias e indicam que a ativação de terminações nervosas foram realizadas em locais corretos dos pontos de acupuntura. Técnica amplamente utilizada para o tratamento, prevenção e diagnóstico de diversas patologias, com resultados extremamente satisfatórios.

ELETROACUPUNTURA

Terapia em que as agulhas são fixadas a um dispositivo que geram impulsos elétricos em pontos específicos de acupuntura por todo o corpo. A frequência e a intensidade do impulso elétrico dependem da condição a ser tratada. Os estímulos elétricos auxiliam na liberação de susbstâncias químicas analgésicas, antinflamatórias e relaxantes musculares, permitindo sensação de conforto para o paciente como um todo. Método muito utilizado em dores crônicas e lesões por esforço repetitivo.

MOXABUSTÃO

Técnica terapêutica amplamente utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, que trata e previne patologias aplicando-se o calor em pontos específicos dos meridianos de acupuntura ou em determinadas áreas do corpo. Utiliza-se bastões de carvão ou de "artemísia vulgaris", cuja combustão aquece profundamente esses pontos, removendo bloqueios de energia que obstruem o seu livre fluxo pelos meridianos, eliminando fatores patogênicos que causam desequilíbrios e disfunções orgânicas, restabelecendo a harmonia corporal, proporcionando saúde e bem estar.

VENTOSATERAPIA (CUPPING)

Fixas ou deslizantes, consiste na aplicação de campânolas de sucção à vácuo em determinadas áreas da superfície corporal, promovendo desestagnações, eliminando toxinas e resíduos sólidos prejudiciais ao organismo, fortalecendo e harmonizando o fluxo e a circulação sanguinea. O consumo excessivo de medicamentos alopáticos, gorduras, carboidratos, proteínas, álcool, cigarro, inalação de gases tóxicos, produtos químicos utilizados em alimentos industrializados, hormônios, agrotóxicos, provocam acúmulo de resíduos tóxicos que consumidos diariamente tornam o organismo mais vulnerável às doenças. Essa técnica proporciona vários benefícios: aumento da circulação sanguinea, alívio em contraturas musculares, aumento da produção de líquido sinovial nas articulações , relaxa e acalma mente e corpo.

ACUPUNTURA A LASER

Consiste na estimulação dos pontos de acupuntura pela emissão de luz por meio de radiação eletromagnética. Baseia-se na transferência da energia luminosa (Laser) absorvida pelas células, em energia química, acelerando processos anti-inflamatórios, de cicatrização, analgesia, reduzindo inchaços, melhorando a micro circulação e estimulando o sistema imunológico. Opera com laser infravermelho, muito utilizado para tratamento de dores musculares, inflamações em articulações, tendinites, e auxilia na recuperação de pequenas fraturas. E com o laser vermelho, utilizado no estímulo de pontos periféricos, cicatrizações de feridas e na produção de colágeno. Procedimento indolor, recomendado para crianças agitadas e inquietas, adultos especiais ou com aversão às agulhas e idosos.

ACUPUNTURA AURICULAR (AURICULOTERAPIA)

Terapia realizada no pavilhão auricular em pontos específicos que ao serem estimulados conectam-se ao sistema nervoso central, permitindo o tratamento de diversos distúrbios físicos e emocionais. Técnica segura, com resultados satisfatórios e sem efeitos colaterais. Essa técnica permite diagnosticar e prevenir algumas patologias pela observação desses pontos se estiverem alterados. Podem ser utilizadas pequenas esferas magnéticas, sementes, cristais, pastilhas de stiper ou agulhas específicas.

MAGNETOTERAPIA ou TERAPIA MAGNÉTICA (IMÃS)

Tratamento não invasivo que consiste na utilização de pequenos imãs de neodímio ou de ferrite em pontos específicos de acupuntura. Interagem a nível celular promovendo o equilíbrio orgânico, aliviando dores, reduzindo inflamações e edemas. É uma terapia bastante abrangente que atua em todos os níveis do organismo, proporcionando vários benefícios nos sistemas circulatório, muscular, ósseo, nervoso e respiratório. Técnica não indicada em grávidas, portadores de Diabetes juvenil, tuberculose, neoplasias e pacientes com implantes metálicos ou pacemaker.

STIPERTERAPIA (Pastilhas de silício)

Pequena pastilha flexível formada por cristais de silício, aplicadas em pontos específicos sobre a pele com a mesma finalidade das agulhas de acupuntura, cuja função é absorver as energias desequilibradas do organismo devolvendo numa frequência controlada e gradual, contribuindo para o restabelecimento da saúde. Prática terapêutica bastante indicada em dores crônicas, afecções ortopédicas, reumatológicas, neurológicas e em pacientes que fazem fisioterapia, otimizando e acelerando o tratamento e o processo de recuperação. Age de forma sedativa e tonificadora. Recomenda-se para todas as idades.

CROMOTERAPIA

Técnica que utiliza diferentes cores e sua ação energética para fins terapêuticos. São realizados estímulos em pontos de acupuntura ou em diferentes áreas do corpo, atingindo o campo energético dos orgãos e sistemas com determinadas frequências luminosas para restaurar e manter o equilíbrio orgânico, resultando em saúde física, mental e emocional. Geralmente utilizada de forma combinada com outras especialidades. Pode ser utilizada em todas as idades.

FLORAIS DE BACH

Os 38 Florais de Bach e o "Remedy Rescue" foram criados e desenvolvidos pelo médico inglês Dr. Eduard Bach entre as décadas de 20 e 30. São essências extraídas das flores que possuem determinadas funções terapêuticas e energéticas, utilizadas em todo o mundo há mais de 80 anos. Por serem 100% naturais não há contra indicações para seu uso, não causam dependência ou efeitos colaterias e podem ser utilizados com qualquer tipo de medicamento que o paciente já faça uso. Trata-se de uma terapia integrativa, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é transformar emoções ou pensamentos negativos em virtudes, proporcionando uma série de benefícios na saúde física, mental e emocional. Recomendado para todas as idades, inclusive para gestantes.